Uro-oncologia
Câncer de rim

Confira a abordagem da Cirurgia Robótica para o tratamento do câncer de próstata, de rim e de bexiga.

Veja, nessa seção, os principais sintomas das doenças uro-oncológicas, os sinais de alerta para o diagnóstico e os procedimentos robóticos realizados pelo Dr. Berger. Os resultados obtidos pela equipe do cirurgião robótico incluem a preservação da função de órgãos e a rápida recuperação no pós-operatório.

Câncer de rim

Na grande maioria das pessoas, o câncer de rim é assintomático e encontrado incidentalmente quando elas são submetidas a exames de imagem como ecografia ou tomografia por outros motivos.

Sintomas

Menos comumente, o câncer renal pode apresentar sintomas, incluindo:

  • Dor abdominal;
  • Sangue na urina;
  • Dor nas costas;
  • Perda de peso involuntária;
  • Anemia.

Alguns pacientes têm risco aumentado de desenvolver câncer renal, incluindo aqueles com certos distúrbios hereditários, como:

  • Von Hippel-Lindau (VHL);
  • Esclerose Tuberosa;
  • Síndrome de Birt Hogg Dube.

Os pacientes com essas síndromes devem ser monitorados quanto a qualquer lesão ou tumor encontrado em seus rins.

Diagnóstico

O principal modo de diagnóstico do câncer renal é através de exames de imagens. Isso geralmente é feito através de uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética. Uma vez confirmado o tumor, uma biópsia pode ser indicada para determinar a natureza da massa. Se a biópsia confirmar câncer de rim, testes de laboratório, bem como exames de imagem adicionais serão feitos para determinar o estadiamento da doença.

Tratamento

O câncer de rim representa, aproximadamente, 3% das doenças malignas dos adultos, sendo o terceiro mais frequente do aparelho geniturinário. Geralmente, acomete indivíduos entre os 50 e 70 anos de idade e é duas vezes mais comum em homens.

O câncer de rim inclui o carcinoma de células renais e o carcinoma da pelve renal ou urotelial. De acordo com a American Cancer Society, o tipo mais comum de câncer renal é o câncer de células renais, responsável por 85% de todos os tumores renais.

O câncer de rim é bastante resistente à radiação e à quimioterapia. Dessa forma, o tratamento padrão para o câncer renal localizado é a remoção dos tumores renais ou de todo o rim.

A cirurgia robótica para o câncer de rim incorpora as melhores técnicas de cirurgia aberta e as aplica a uma abordagem minimamente invasiva assistida por robô. A precisão e a destreza da instrumentação avançada facilitam uma abordagem minimamente invasiva para o tratamento do câncer renal.

O Dr. André Berger tem vasta experiência nesse tipo de procedimento, tendo realizado centenas cirurgias robóticas para tumores renais, incluindo nefrectomias parciais (retirada do tumor, preservando a maior parte do rim), e radicais (retirada total do rim).
O urologista também é especializado no tratamento de alguns dos tumores mais complexos, como:

  • Tumores hilares (centrais);
  • Tumores em rim único;
  • Lesões císticas;
  • Tumores múltiplos.