--
Agende uma consulta +55 51 99547 5151
Siga nossas redes
+55 51 99 5475151
4 de abril de 2024
Abril lilás: Mês de conscientização do câncer de testículo
Escrito por Marcelo em
Uro-oncologista, Dr. André Berger, fala sobre Câncer de Testículo, doença que afeta homens sobretudo entre os 15 e os 35 anos, e a importância do autoexame.

Uro-oncologista, Dr. André Berger, fala sobre a doença e destaca a importância do autoexame

O câncer de testículo é uma doença que afeta homens sobretudo entre os 15 e os 35 anos. É importante estarmos cientes dos sinais e sintomas para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz.

Uro-oncologista, Dr. André Berger, fala sobre Câncer de Testículo, doença que afeta homens sobretudo entre os 15 e os 35 anos, e a importância do autoexame.

Segundo o médico uro-oncologista, Dr. André Berger, ao contrário dos outros tumores urológicos que costumam surgir com o avançar da idade, esse acontece preferencialmente no jovem, tornando-o ainda mais impactante.

  • • Histórico familiar da doença
  • • Criptorquidia (testículo ausente na bolsa ou que precisou ser descido com cirurgia)
  • • Homens que receberam radiação por tratamento ou por ocupação.
  • • Algumas alterações genéticas

“Sem uma causa definida, mas podemos elencar fatores de risco que incluem história familiar de câncer testicular, criptorquidia (testículo não descido), radiação por tratamento ou por ocupação e algumas condições genéticas, como síndrome de Klinefelter”, explica André Berger.

Felizmente , ainda segundo o especialista, tem uma taxa de cura de mais de 90%, especialmente quando diagnosticado precocemente.

“O tratamento geralmente envolve cirurgia (orquiectomia radical – remover o testículo afetado), e em raras situações orquiectomia parcial com preservação de parte do testículo afetado.
Podem ser necessários tratamentos adicionais como quimioterapia, radioterapia, linfadenectomia retroperitoneal (retirada de gânglios linfáticos) dependendo do estágio do câncer e de outros fatores individuais”, afirma ele. Nos casos onde a linfadenectomia retroperitonial é necessária, a cirurgia robótica pode ser aliada importante. Feita com cortes pequenos, pouco sangramento, recuperação rápida e maior preservação da ejaculação e fertilidade natural.

Para o uro-oncologista, o autoexame é extremamente importante. “O autoexame dos testículos é fundamental para detectar possíveis anormalidades precocemente. Não há uma recomendação universal sobre a frequência do autoexame, mas o ideal é fazê-lo mensalmente. Durante o autoexame, os homens devem procurar por alterações no tamanho, forma ou consistência dos testículos, assim como caroços, inchaços ou dor”, acrescenta o Dr. André Berger.

Sintomas

Os sinais e sintomas do câncer de testículo podem variar de pessoa para pessoa, e alguns homens com câncer testicular podem não apresentar sintomas em estágios iniciais da doença. No entanto, quando os sintomas estão presentes, eles podem incluir:

  • • Caroço ou inchaço em um dos testículos, mesmo sem dor.
  • • Alterações na textura dos testículos (um testículo ficar mais firme ou irregular)
  • • Desconforto na parte baixa da barriga ou costas
  • • Fraqueza, tosse e falta de ar.

É importante notar que outros problemas de saúde, como infecções ou lesões, também podem causar sintomas semelhantes aos do câncer testicular. No entanto, se você notar qualquer um desses sintomas, é essencial consultar um médico para um diagnóstico adequado e tratamento oportuno. O diagnóstico precoce do câncer testicular leva geralmente a melhores resultados de tratamento.

Benefícios do tratamento com cirurgia robótica

Precisão e destreza aprimoradas: o sistema robótico oferece ao cirurgião maior precisão e controle durante o procedimento, permitindo manobras delicadas em espaços confinados com mais facilidade do que a cirurgia convencional.

Menor trauma cirúrgico: como a cirurgia robótica é minimamente invasiva, requer incisões menores e causa menos danos. Isso resulta em menos dor pós-operatória, menor perda de sangue e uma recuperação mais rápida para o paciente.

Melhor visualização: o sistema robótico proporciona uma visão tridimensional e ampliada do campo cirúrgico, permitindo ao cirurgião identificar com precisão as estruturas anatômicas e manipulá-las com maior segurança.

Recuperação mais rápida: devido ao menor trauma cirúrgico e à abordagem minimamente invasiva, os pacientes submetidos à cirurgia robótica geralmente experimentam uma recuperação mais rápida e podem retornar às suas atividades normais mais cedo do que aqueles submetidos a procedimentos cirúrgicos mais invasivos.