--
Agende uma consulta +55 51 99547 5151 +1 323 865 3700
Siga nossas redes
+55 51 99 5475151
+1 323 865 3700
6 de agosto de 2020
Telemedicina: novas rotinas e aprendizados
Escrito por André Berger em
Telemedicina: novas rotinas e aprendizados

Telemedicina: novas rotinas e aprendizados

Desde março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou, em caráter excepcional e enquanto durar a pandemia de COVID-19, o uso da telemedicina. Essa prática é essencial e, ao mesmo tempo, desafiadora no atual contexto.

A telemedicina possibilita que o atendimento pré-clínico seja feito por meio de tecnologias de informação e comunicação em casos de: suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico. Também estamos autorizados a emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico.

Destaco a importância do serviço especialmente na assistência aos pacientes oncológicos. Graças às ferramentas de videoconferência, tem sido possível acompanhar e avaliar os casos cirúrgicos urológicos em atendimentos online. O atendimento é efetuado diretamente entre médicos e pacientes, desde que seja possível garantir a integridade, segurança e o sigilo das informações.

Tenho tido boas experiências com as ligações virtuais compartilhadas, as 3 Way Calls. A presença do cirurgião, do médico encaminhador e do paciente, na mesma consulta, permite a apresentação de diferentes abordagens e opções de tratamento, além da definição do melhor momento para a intervenção cirúrgica.

A regulamentação também ampliou a possibilidade de discussão de caso com colegas e pacientes de diferentes cidades, onde a cirurgia robótica ainda é pouco oferecida. Sou grato pela experiência de 12 anos no exterior, que me preparou para o trabalho a distância, nesse momento tão complexo que estamos vivendo.

Meu consultório, especializado em Urologia e Cirurgia Robótica, já está realizando atendimentos online, por Telemedicina. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (51) 99294.1274.

O Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) do Ministério da Saúde contém orientações importantes para nortear decisões e recomendações aos pacientes durante a prática da telemedicina. Demais dúvidas sobre o atendimento também podem ser esclarecidas através do nosso contato.