Em 2020, completei dois anos de atuação no Programa de Robótica do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). Faço parte da equipe desde a implantação do serviço, em 2018. Considero importante expressar minha satisfação com os bons resultados alcançados pelo nosso time até agora, especialmente na área da Urologia.
Dados coletados prospectivamente indicam que o número de cirurgias tem aumentado de forma progressiva nesses dois anos. Nos tratamentos do câncer de próstata, o tumor foi extraído completamente em mais de noventa por cento dos casos. O resultado do pós-operatório também é animador: após 48h da retirada da sonda vesical, 70% dos pacientes retomaram o controle urinário e 94% deles voltaram a ter continência em 3 meses. A taxa de recuperação da potência sexual, neste período, chegou a 82%.
Um dos focos do trabalho tem sido a disseminação de conhecimento e a formação de novos especialistas em Cirurgia Robótica, um dos principais desafios da área no Brasil. No HMV, realizamos cursos de extensão com a metodologia Hands On, que prioriza a experiência prática em cirurgias ao vivo.
Os números positivos servem de estímulo para continuarmos inovando, em uma rota de expansão evidenciada pelos dados e pelos estudos clínicos que estamos desenvolvendo. Nosso esforço é para possibilitar que o maior número de pacientes tenham acesso a essa tecnologia, com qualidade e segurança. Seguimos o trabalho com dedicação.