--
Agende uma consulta +55 51 99547 5151
Siga nossas redes
+55 51 99 5475151
1 de agosto de 2020
Dois anos de trabalho no Programa de Robótica do Hospital Moinhos de Vento
Escrito por André Berger em
Foto para ilustrar dois anos de trabalho no Programa de Robótica do Hospital Moinhos de Vento

Foto: HMV

Foto para ilustrar dois anos de trabalho no Programa de Robótica do Hospital Moinhos de Vento
Foto: HMV

Em 2020, completei dois anos de atuação no Programa de Robótica do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). Faço parte da equipe desde a implantação do serviço, em 2018. Considero importante expressar minha satisfação com os bons resultados alcançados pelo nosso time até agora, especialmente na área da Urologia.

Dados coletados prospectivamente indicam que o número de cirurgias tem aumentado de forma progressiva nesses dois anos. Nos tratamentos do câncer de próstata, o tumor foi extraído completamente em mais de noventa por cento dos casos. O resultado do pós-operatório também é animador: após 48h da retirada da sonda vesical, 70% dos pacientes retomaram o controle urinário e 94% deles voltaram a ter continência em 3 meses. A taxa de recuperação da potência sexual,  neste período, chegou a 82%. 

Um dos focos do trabalho tem sido a disseminação de conhecimento e a formação de novos especialistas em Cirurgia Robótica, um dos principais desafios da área no Brasil. No HMV, realizamos cursos de extensão com a metodologia Hands On, que prioriza a experiência prática em cirurgias ao vivo.

Os números positivos servem de estímulo para continuarmos inovando, em uma rota de expansão evidenciada pelos dados e pelos estudos clínicos que estamos desenvolvendo. Nosso esforço é para possibilitar que o maior número de pacientes tenham acesso a essa tecnologia, com qualidade e segurança. Seguimos o trabalho com dedicação.